Relógio biológico

Adaptação ao horário de verão pode demorar duas semanas

Suellen Venturini

Começou, neste domingo, o horário de verão em boa parte do Brasil. Até fevereiro, os períodos de luminosidade dos dias serão mais longos. Para o motorista Adelar Garcia Furquim, 44 anos, o horário de verão significa muito mais segurança durante o trabalho. Nesta segunda-feira, ele completa 11 anos de trabalho para uma empresa de transporte intermunicipal. Antes, já trabalhava como motorista de caminhão. Furquim conta que, na estrada, a hora a mais de luminosidade no fim do dia faz muita diferença.

– Com certeza, é bem melhor dirigir com luz. À noite, tem os faróis, mas a gente é favorecido com o horário de verão para ver melhor os animais na pista, os pedestres e os andarilhos na estrada também – diz.

Segundo o motorista, na vida pessoal, o horário de verão também tem sido benéfico.

 Santa Maria - RS - Brasil 11/10/2017Pauta para horário de verãoCase: Abelar, motorista da Planalto
Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

 FOTOS: Festival de Pandorgas reúne mais de 2 mil pessoas em Santa Maria 

– Nossa escalada de trabalho é variada, mas digamos que eu tenha trabalhado até 17h, dá para chegar em casa e ainda passear, aproveitar o dia – comenta Furquim, que é casado e tem uma filha de 19 anos.

Novos hábitos 

Mesmo com batedeiras industriais, fornos e amassadeiras ligadas durante muitas horas, uma padaria no centro de Santa Maria não sente mudanças no gasto com energia elétrica durante o horário de verão. De acordo com a estagiária de Engenharia de Produção, Bruna Karten Bellin, a padaria vende cerca de 4 mil pãezinhos diariamente, fora os pães usados em lanches.

– Com o horário de verão, essa produção não muda, o que muda é que os clientes vêm comprar mais tarde – diz Bruna.

Para o padeiro Fabiano de Niz da Silva, 22 anos, com o horário de verão, aumenta o calor que ele sente lidando com o forno da padaria. Mesmo assim, Silva conta que o trabalho é o que quer fazer pelo resto da vida.

– Eu gosto de fazer tudo e penso em ir aperfeiçoando as técnicas com o tempo, só isso – declara Silva.

Para a padeira Alice Borges, 31 anos, a uma hora a menos no início do horário de verão faz falta no sono, mas nada que não possa ser compensado com uma boa noite de repouso.

– Eu nem noto a diferença, a gente está sempre trabalhando, lidando com as coisas – diz.

 Crocodiles vence T-Rex, e Soldiers joga final da Conferência Sul em casa

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 12/10/2017.Horário de verão em Santa Maria, Sul do Brasil, muda no dia 16 de outubro FOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

Especialistas falam sobre a fase de adaptação

De acordo a psicóloga Carina da Silva Vieira, o mal-estar que algumas pessoas podem sentir nas duas primeiras semanas da mudança de horário está relacionado com o período de sono e os hormônios, principalmente o cortisol, que é o hormônio que controla o estresse.

– A questão biológica e a psicológica está interligada, porque  o organismo possui um ciclo, que em 24 horas é regulado pela questão hormonal e do descanso, junto com a regulação dos órgãos – afirma Carina.

 Ordem de serviço para reformar PA do Patronato será assinada nesta segunda

De acordo com a psicóloga, a alteração do horário afeta principalmente as crianças e os adolescentes, porque os adultos se acostumam com mais facilidade a mudanças de horário e temperatura.

No mercado de trabalho, os profissionais precisam ficar atentos à organização e ao comportamento dos funcionários, e serem maleáveis, de acordo com a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Metodista de Santa Maria, Márcia Landerdahl Maggioni.

– Toda e qualquer alteração que exista nas pessoas vai ter um impacto na vida e na rotina delas. Então, não se recomenda, assim que muda o horário, que as pessoas sigam em seu ritmo normal – orienta.

A professora também acredita que o efeito do horário de verão não deve durar mais do que duas semanas. 

DICAS 

- Dormir uma hora a mais durante a primeira semana
-  Alterar os horários de alimentação gradualmente
- Alimentar-se e hidratar-se bem
- No trabalho, fazer a rotina menos pesada nas primeiras horas de expediente
- Praticar exercícios físicos no horário em que se sentir mais confortável
- Dormir em ambiente escuro, mesmo com claridade externa
- Ficar atento a mudanças de humor e irritação, principalmente nas crianças e adolescentes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Suspeito de matar a ex-mulher em São Gabriel é encontrado morto 

Próximo

Saiba quais as roupas mais agradáveis para seu filho usar em festa infantil

Geral